Durante as manifestações na sessão da Câmara de Vereadores de Novo Cabrais, parlamentares demonstraram preocupação com a recorrente perda de recursos por parte do Executivo municipal. As falas trouxeram à tona episódios recentes em que o município deixou de acessar verbas importantes por falta de organização ou agilidade na gestão de políticas públicas.
A vereadora Eduarda chamou atenção para a recente oportunidade perdida no edital do Fundo de Apoio à Cultura (FAC), que previa o repasse de R$ 50 mil a municípios com até 10 mil habitantes — caso de Novo Cabrais. Segundo ela, o município sequer conseguiu se inscrever por não estar com seu Sistema de Cultura atualizado, o que inclui conselho, fundo e plano municipais de cultura.
“Era uma ótima oportunidade, ainda mais com o PDT à frente da Secretaria Estadual de Cultura e o deputado Eduardo Loureiro como secretário. As pessoas responsáveis sabiam desde o início do edital das exigências, mas não houve esforço para regularizar o sistema a tempo”, afirmou Eduarda. Para ela, a estrutura mínima já permitiria a busca por recursos, mesmo sem a existência de uma secretaria exclusiva.
Já a vereadora Camila relembrou um episódio anterior, em que o município perdeu um repasse de R$ 250 mil para a reforma do CRAS, recurso conquistado por meio de articulação com o deputado Betinho (MDB). “Até hoje não se sabe o motivo da perda desse recurso. Esperamos que situações como essa não se repitam, porque quem perde é a população”, destacou.