A retirada do Projeto de Lei 058/2025, que tratava do incentivo à Lei do Esporte em Novo Cabrais, gerou repercussão e críticas entre vereadores durante a sessão desta segunda-feira (30/06). A decisão do Executivo de retirar o projeto da pauta foi interpretada por parte do Legislativo como uma manobra para pressionar a Câmara a aprovar a criação de um novo cargo: a Secretaria Municipal dos Esportes.
A vereadora Camila se manifestou de forma contundente, afirmando que a retirada foi uma estratégia clara do Executivo para condicionar o andamento da proposta esportiva à aprovação de um novo cargo. “Parabenizo o Executivo por deixar evidente sua intenção. Não se trata de incentivar o esporte, e sim de uma acomodação política”, declarou.
Segundo a parlamentar, não é necessária a criação de uma secretaria para destinar recursos ou implementar ações voltadas ao esporte, cultura ou turismo, lembrando que o município já conta com um Departamento de Esportes em funcionamento. Camila também informou que, junto da vereadora Eduarda, havia apresentado uma emenda ao projeto para viabilizar o incentivo sem a necessidade de criação de cargo. Apesar disso, o Executivo optou por retirar o projeto da pauta por completo.
A vereadora alertou para possíveis tentativas de responsabilizar a Câmara pela não continuidade da proposta. “Antes que saiam por aí gravando vídeos e atribuindo a culpa aos vereadores, é importante que todos saibam que foram eles mesmos que retiraram o projeto de lei de incentivo ao esporte”, disse. Ela ainda ressaltou a independência dos parlamentares: “Somos nove vereadores, adultos, cada um com sua opinião, responsabilidade e compromisso com o que acredita”.
A vereadora Hebi também já havia mencionado anteriormente a importância de incentivos ao esporte no município, tema que vinha sendo debatido em outras ocasiões na Câmara.
