Nesta quarta-feira (12), os alunos da EMEF Pedro Lovato, localizada em Cortado, participaram da 13ª fase do projeto “Flores para Todos”. O evento, que promove a integração entre educação, economia e sustentabilidade, contou com a participação de estudantes do sexto ao nono ano, proporcionando uma tarde de aprendizado prático e envolvimento com a natureza.
A cerimônia de abertura contou com a presença de Nereu Augusto Streck, professor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e coordenador nacional do projeto, junto com a equipe PhenoGlad. Gustavo Ventura, doutorando em Agronomia na UFSM, também esteve presente representando a equipe de pesquisa e extensão em floricultura. A Secretaria Municipal de Educação (SME) foi representada por Rosana Cristina Kohls, secretária municipal, e outras autoridades locais, como a diretora da escola, Maria Beatriz Preussler, e as extensionistas da Emater/RS-Ascar de Novo Cabrais.Durante o evento, os alunos participaram do plantio de statice, marcando a EMEF Pedro Lovato como a 70ª escola rural do Brasil a integrar o projeto.
Além das atividades escolares, a equipe do projeto visitou propriedades locais para promover o cultivo de flores, incluindo a avaliação do cultivo de ortinogalo, em parceria com a Emater, como parte do Ensaio Brasileiro de Ornithogalum. Este projeto busca entender melhor a interação entre genótipo, ambiente, manejo e produtor.
